Números do Bahia melhoram na luta pela permanência

Após o triunfo eletrizante na Serrinha, contra o Goiás, os números do Bahia melhoram na luta pela permanência no Brasileirão

Com a finalização da 26ª rodada do Brasileirão Série A, e o triunfo incrível sobre o Goiás, o Bahia vê permanência aumentar. Portanto, as probabilidades na briga contra o rebaixamento atualizaram.

A cada rodada que passa, as chances de cada clube podem mudar, dependendo dos resultados dentro do Campeonato Brasileiro.

Manutenção na Série A

Após ver as probabilidades caírem na última rodada, o triunfo do Bahia contra o Goiás faz os números da luta contra zona de rebaixamento do Brasileirão e classificação para sul-americana melhorarem
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Segundo o economista Bruno Imaizumi, para o Espião Fantástico, do ge, o Bahia tem 66,4% de chances para permanecer na Série A, em 2024. Em comparação com a última rodada, após a derrota para o Flamengo, os números subiram 9,6%, quando o Esquadrão chegou a 56,8%.

Os demais concorrentes, como o Vasco tem 54,0%, o Goiás tem 53,5 %, e o Santos, que venceu três partidas seguidas, tem 70,5%.

O grande triunfo na Serrinha, por 6 a 4 sobre o Goiás – concorrente direto, garantiu ao Bahia a saída da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Esquadrão saltou da 18ª para 16ª posição, agora, com 28 pontos.

Apesar do excelente resultado longe de Salvador, a Nação Tricolor precisou secar os adversários diretos: Vasco e Santos. Eles jogaram depois do Bahia, e caso ambos vencessem seus jogos, o Esquadrão retornaria para zona da degola.

Ainda no sábado, 07, o Vasco enfrentou o São Paulo, no Estádio São Januário. O placar de 0 a 0 foi favorável ao Esquadrão e manteve a equipe carioca no Z-4.

Já neste domingo, 08, o Santos venceu o Palmeiras por 2 a 1, de virada. O resultado fez com que o Bahia perdesse uma casa, saindo da 15ª para 16ª posição, ainda fora dos quatro últimos que disputarão a Série B em 2024.

Chances de queda para Série B

Segundo os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bahia possui a 5ª maior probabilidade de rebaixamento para Série B 2024, com 37,7%.

Comparando com a última rodada, o Bahia viu o perigo para o rebaixamento diminuir, quando as chances chegaram a 54,9%, sendo a 3ª maior probabilidade.

Os números do Esquadrão são melhores em comparação com Vasco (47,8%), Goiás (48,9%), Coritiba (91,3%), e América-MG – que lidera o ranking (98,2%).

Copa Sul-americana, outro recorte

Por outro lado, fazendo novo recorte, em caso de classificação para Copa Sul-americana, o Bahia possui 22,3% de chances. Sendo 13º time no ranking feito pela UFMG.

Em comparação com a última rodada, o Bahia aumentou as probabilidades de classificação para competição internacional. Antes, o Esquadrão tinha 12,8% de chances, sendo 16º time no ranking.

Após o jogo eletrizante na Serrinha, o Bahia segue na sua missão em permanecer no Brasileirão.

Na próxima rodada, o time de Rogério Ceni voltará a jogar em casa após um mês longe da Fonte Nova, contra o Internacional. O duelo será na quarta-feira da semana que vem (18), às 21h30.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário