Bahia e líder Botafogo tem campanhas iguais no returno; confira

Apesar de lutar contra o rebaixamento, Bahia e líder Botafogo tem campanhas iguais no returno do Brasileirão Série A

A campanha do Bahia no Campeonato Brasileiro não é das melhores, são 22 pontos conquistados em 22 rodadas, dando o 16º lugar na tabela. Ou seja, se a Série A encerrasse neste momento, o Esquadrão seria o último clube a se salvar do rebaixamento.

O site Meu Bahia, analisou os diversos cenários feitos pelos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, para entender um pouco da campanha do Bahia nesta Série A.

Mesmo lutando contra o rebaixamento, o Bahia e Botafogo tem campanhas iguais no returno do Brasileirão. Confira os números analisados sobre a campanha do tricolor de aço
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Rodadas consecutivas no Z-4

Além disso, o time treinado por Renato Paiva, nunca abriu vantagem de três pontos para zona de rebaixamento. Atualmente, a distância entre o Santos – primeiro time dentro da zona -, e o Bahia, primeiro time fora, é de um ponto. Apenas na 5ª e na 14ª rodadas, que a vantagem tricolor foi de dois pontos.

Até o momento, são cinco rodadas consecutivas que o Bahia fica na porta do Z-4. No entanto, fazendo recorte apenas da pontuação conquistada no returno do Brasileirão, o Esquadrão ocuparia a 8ª colocação, com 4 pontos em três jogos. Essa é a mesma pontuação do atual líder, Botafogo.

Campanha do Bahia no returno e visitante

Em outro cenário analisado pelos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), observando as últimas dez rodadas, o Bahia ocuparia a 15ª colocação, com 10 pontos conquistados, mesma pontuação do lanterna Coritiba.

Já como visitante, onde o Esquadrão de Aço venceu apenas uma única partida em onze jogos, a equipe de Paiva soma 6 pontos, dando o 16º lugar. Equipes que estão brigando pela Libertadores, como o Fluminense, estão apenas dois pontos acima do Bahia, ou seja, oito pontos neste cenário.

Números melhoram em casa

Em seus domínios, na Arena Fonte Nova, apesar do empate frustrante com o Vasco, o Esquadrão soma 16 pontos conquistados, ficando com o 12º lugar. A campanha do Bahia, comparando as equipes que estão na zona de rebaixamento, perde apenas para o Santos, em um ponto (17).

Trabalhar para evitar o rebaixamento

Diante disso tudo, a única forma de mudar os cenários negativos para se manter na Série A, é trabalhar e vencer as partidas. Pelo menos, é o que fala o técnico do Bahia, Renato Paiva, em coletiva logo após o mal resultado contra o Vasco.

“É trabalhar. Trabalhar naquilo que eu entendo que são os pecados da equipe. O último passe que não tem entrado na zona de finalização. Temos que continuar a trabalhar isso. A decisão, a posição. Nós não jogamos sozinhos. Entendo que o torcedor tinha essa expectativa por jogar em casa”, diz.

E completa:

“Mas continuo a dizer, não jogamos sozinho. E esse é um Vasco diferente, com contratações, um novo treinador. Hoje nosso mérito foi tirar o Vasco do jogo no primeiro tempo, mas não soubemos aproveitar esse momento com gols”, afirma o técnico do Bahia.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário