Vasco pode empurrar Bahia no Z-4 do Brasileirão
Vasco enfrenta a equipe do América-MG nesta segunda e pode empurrar Bahia no Z-4 do Brasileirão, em jogo atrasado
Hoje é dia de ligar o secador! Mais tarde, às 20h, o Vasco entra em campo para jogar contra o América-MG, em jogo atrasado do Brasileirão. Uma vitória vascaína no Independência pode colocar o Bahia na zona de rebaixamento.
Atualmente, dois pontos separam o Bahia do Vasco, na tabela de classificação do Brasileirão. O Esquadrão tem 25 pontos, uma posição acima do Z4, já a equipe carioca possui 23 pontos, na 18ª colocação.
Luta contra rebaixamento
Pela 24ª rodada, o Bahia perdeu de virada para o Santos, por 2 a 1, diante de 41 mil tricolores na Fonte Nova. O lateral-esquerdo Camilo Cándido abriu o placar para o Esquadão, que não segurou a vantagem nos minutos finais. O duelo marcou confronto direto contra o Z-4.
Na mesma rodada, o Vasco recebeu a equipe do Coritiba, em jogo que marcou a reabertura do Estádio São Januário, e goleou por 5 a 1. O resultado fez com que os cariocas encostassem no Bahia.
Já pela 22ª rodada da elite, Bahia e Vasco travaram duelo na Arena Fonte Nova. O atacante Ademir abriu o placar, ainda no 1º tempo, mas cedeu empate na etapa final. O resultado ficou em 1×1. Após a partida, o técnico Renato Paiva pediu para sair do tricolor.
Agora, a Nação Tricolor precisará secar a equipe vascaína para pelo menos garantir um empate contra o América-MG, não colocando o Bahia no Z-4.
Enquanto isso, o time treinado por Rogério Ceni segue se preparando para o desafio na partida contra o Flamengo, próximo sábado (30), às 16h, no Maracanã. O elenco tricolor retornará aos trabalhos nesta terça-feira (26), às 10h da manhã, no CT Evaristo de Macedo.
Manutenção na Série A
Segundo o economista Bruno Imaizumi, para o Espião Fantástico, do ge, o Bahia tem 67,9% de chances para permanecer na Série A, em 2024. Em comparação com a última rodada, após a goleada no Coritiba, os números caíram 11,3%, quando o Esquadrão chegou a 79,2%.
Os demais concorrentes, como o Goiás tem 73,4%, o Vasco tem 55,7%, e o Santos, que venceu o Bahia de virada, tem 40,5%. Em relação as duas últimas rodadas do Brasileirão, o Bahia melhorou suas possibilidades de manutenção na elite, quando tinha 62%.
Comparando com a 23ª rodada, o concorrente direto Santos aumentou suas probabilidades de permanecer na elite do futebol. Antes, era apenas 23%, e subiu para 40,5%.
Para o professor da equipe de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilcione Nonato, 45 pontos mantém o time na Série A. Faltam apenas 14 jogos para o encerramento do Brasileirão.
Portanto, esse é o número mágico para o Bahia garantir a permanência, ou seja, seis triunfos e dois empates.
Bahia só começa a ter uma chance considerável de se salvar quando chega aos 42 pontos. Se terminar com 41, a chance de queda é de 34%. Se terminar com 40 pontos, a chance de queda é de 54%. Então, o que precisa fazer, de fato, é terminar o campeonato com mais de 40 pontos, pelo menos, para sonhar em se salvar. Com 42 pontos, a chance de cair é uma em seis, bem pequena”, diz o professor da UFMG, em entrevista ao ge.
Chances de queda para Série B
Segundo os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bahia possui a 4ª maior probabilidade de rebaixamento para Série B 2024, com 41,2%. Os números do Esquadrão são melhores em comparação com Santos (53,2%), América-MG (89,5%), e Coritiba – que lidera o ranking (96,1%).
Deixe seu comentário