Sub-14 do Bahia sofre ataques racistas e xenofóbicos; clube repudia crime

Em torneio nacional, garotos da Base do Bahia sofrem ataques racistas e xenofóbicos; clube repudia crime em nota

O foco deveria ser no desenvolvimento de jovens atletas, mas acabou se tornando mais um triste episódio no nosso futebol. Garotos da equipe sub-14 do Bahia foram atacados por frases racistas e xenofóbicas, durante um jogo da Copa Brasileirinho.

No torneio, que está sendo disputado no interior de Minas Gerais, torcedores foram flagrados cometendo atitudes condenáveis para o esporte.

Caso condenável contra o sub-14 do Bahia

Garotos do sub-14 do Bahia sofreram ataques racistas e xenofóbicos durante jogo de um torneio nacional em Minas Gerais. O clube prometeu tomar providências
Foto: Divulgação/EC Bahia

Em uma das partidas do time sub-14 do Bahia, que disputa a Copa Brasileirinho, algumas pessoas atacaram os garotos com frases e palavras xenofóbicas. Além disso, usaram termos racistas para ofender a equipe infantil, como: “macaco”, “cambada de baiano”.

Uma torcedora registrou a ação e postou nas redes sociais. Rapidamente, o caso chamou atenção entre os tricolores. Em contato com site Meu Bahia, a organização da Copa Brasileirinho informou que está tomando as medidas cabíveis para identificar e punir os torcedores infratores.

“A organização trabalha para resolver o caso e já está em contato com a polícia para identificar o ocorrido”, informam.

Apesar do absurdo vindo dos alambrados, dentro de campo o Bahia venceu seus jogos, e mantém 100% de aproveitamento no torneio nacional. Com os bons resultados, o sub-14 tricolor garantiu classificação para segunda fase da competição de base.

O Bahia líder do grupo 7, com 12 pontos somados. Ao longo da primeira fase, o time infantil enfrentou: Tigres-ES, Madureira-RJ, Seleção de Juatuba-MG, e I9-SP.

Neste sábado, o clube emitiu nota condenando o episódio.

Nota oficial do Bahia

O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar as ações racistas e xenófobas contra nossos atletas do sub 14, em campeonato realizado no interior de Minas Gerais.

O racismo e a xenofobia são crimes e precisam de uma resposta à altura da gravidade dos fatos ocorridos. É preciso, ainda, reiterar o compromisso do Esporte Clube Bahia na luta contra qualquer tipo de discriminação.

O Esporte Clube Bahia reafirma seu compromisso em zelar pelo bem-estar de todas as crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas com o clube. Por isso, todos os jogadores da categoria estão sendo assistidos pela equipe que os acompanha durante a competição e contam, também, com apoio de nossa equipe psicossocial.

Todas as medidas cabíveis serão tomadas e o clube segue à disposição dos atletas e seus familiares para prestar todo o apoio necessário.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário