Quanto o Bahia precisa para se manter na Série A?
Confira o que os matemáticos dizem sobre quanto o Bahia precisa para se manter na Série A do Brasileirão e classificação para Sul-americana
Com a finalização da 24ª rodada do Brasileirão Série A, e a derrota do Bahia para o concorrente direto Santos, as probabilidades de manutenção na elite atualizaram.
A cada rodada que passa, as chances de cada clube podem aumentar ou diminuir, dependendo dos resultados dentro do Campeonato Brasileiro.
Manutenção na Série A
Segundo o economista Bruno Imaizumi, para o Espião Fantástico, do ge, o Bahia tem 67,9% de chances para permanecer na Série A, em 2024. Em comparação com a última rodada, após a goleada no Coritiba, os números caíram 11,3%, quando o Esquadrão chegou a 79,2%.
Os demais concorrentes, como o Goiás tem 73,4%, o Vasco tem 55,7%, e o Santos, que venceu o Bahia de virada, tem 40,5%. Em relação as duas últimas rodadas do Brasileirão, o Bahia melhorou suas possibilidades de manutenção na elite, quando tinha 62%.
Comparando com a 23ª rodada, o concorrente direto Santos aumentou suas probabilidades de permanecer na elite do futebol. Antes, era apenas 23%, e subiu para 40,5%.
Para o professor da equipe de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilcione Nonato, 45 pontos mantém o time na Série A. Faltam apenas 14 jogos para o encerramento do Brasileirão.
Portanto, esse é o número mágico para o Bahia garantir a permanência, ou seja, seis triunfos e dois empates. Atualmente, o time de Rogério Ceni tem 25 pontos na tabela.
Bahia só começa a ter uma chance considerável de se salvar quando chega aos 42 pontos. Se terminar com 41, a chance de queda é de 34%. Se terminar com 40 pontos, a chance de queda é de 54%. Então, o que precisa fazer, de fato, é terminar o campeonato com mais de 40 pontos, pelo menos, para sonhar em se salvar. Com 42 pontos, a chance de cair é uma em seis, bem pequena”, diz o professor da UFMG, em entrevista ao ge.
Chances de queda para Série B
Segundo os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bahia possui a 4ª maior probabilidade de rebaixamento para Série B 2024, com 41,2%. Os números do Esquadrão são melhores em comparação com Santos (53,2%), América-MG (89,5%), e Coritiba – que lidera o ranking (96,1%).
Copa Sul-americana, outro recorte
Por outro lado, fazendo novo recorte, em caso de classificação para Copa Sul-americana, o Bahia possui 14,9% de chances. Sendo 15º time no ranking feito pela UFMG.
Com a derrota para o Santos, o Bahia seguirá sua missão em permanecer no Brasileirão. Nesta segunda (25), o time de Rogério Ceni retorna aos trabalhos no CT Evaristo de Macedo, visando a próxima rodada, contra o Flamengo, no Maracanã.
Deixe seu comentário