Promotora do MP-BA justifica BaVi com torcida única: “falta de interesse para resolver”

Por mais um ano, o Clássico BaVi será com torcida única. Desde 2018 que a punição é imposta pelo Ministério Público da Bahia

Por mais uma temporada, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) decidiu pela nova recomendação de torcida única no Clássico BaVi em 2024. Um dos maiores duelos da região nordeste não é realizado com torcida mista há cinco anos, desde 2018. Desde então, os clássicos só contam com a torcida do time mandante.

De acordo com a promotora do MP-BA, Thelma Leal, a decisão foi tomada em conjunto, pela Polícia Militar, pela Federação Baiana de Futebol (FBF), pela Assembleia Legislativa (AL-BA) e por Bahia e Vitória.

Clássico BaVi de 2024 com torcida única

MP-BA recomenda novamente a torcida única no Clássico BaVi, e promotora explica: "falta de interesse para resolver"
Foto: Lucas Melo/Ag. BAPRESS

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (19), a promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA) justificou a decisão. Segundo ela, os casos de violência registrados ao longo deste ano e o cenário entorno dos estádios impactam na manutenção da recomendação.

Ao longo do ano registramos diversas notícias de violência entre torcidas. As duas principais, TUI e Bamor, estão impedidas de entrar nos estádios, mas seus representantes estão livres para frequentar os jogos. A decisão pela manutenção da torcida única é baseada em provas concretas de violências que aconteceram esse ano. No último jogo do Bahia temos relatos de uma verdadeira praça de guerra que teve a ladeira da Fonte Nova como palco”, explica.

No entanto, Thelma Leal afirmou que o poder público pode resolver os problemas de segurança no entorno dos locais de jogo. Porém, para ela, falta interesse dos órgãos em promover o retorno da torcida mista no Clássico BaVi. Em setembro deste ano, foi realizado uma audiência pública na AL-BA para terminar com a torcida única.

[…] Não é incapacidade do poder público. Diria falta de interesse para resolver. Não tivemos iniciativa nesse sentido. Estou nessa promotoria há pouco tempo. Depois do que vi no Maracanã, verifiquei que a situação lá é muito melhor que aqui em termo de circulação. Estou com esperança de resolver no primeiro semestre. Diria que não é incapacidade. Diria que é falta de interesse em resolver nesse momento”, afirma.

O único BaVi garantido no 1º semestre de 2024 será pelo Campeonato Baiano. O duelo estadual está marcado para o dia 18 de fevereiro, um domingo, às 16h, no Barradão.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário