Milagre da Fonte Nova: Bahia goleia Atlético-MG na Fonte Nova e fica na Série A

Com mais de 60% de chances de rebaixamento, Bahia supera as adversidades e fez o milagre da Fonte Nova acontecer

O milagre aconteceu! Na última rodada e sem depender das suas próprias forças, o Bahia conseguiu superar as dificuldades e se manter na Série A. Dentro da Fonte Nova, o Esquadrão goleou o Atlético-MG por 4 a 1, com gols de Ademir, Thaciano, Luciano Juba e Cauly.

Fora de campo, a Nação Tricolor secava os jogos dos concorrentes diretos: Vasco e Santos, ambos jogando em casa e dependendo de si. Em São Januário, os cariocas venceram o RB Bragantino por 2 a 1. Já o Peixe, não teve a mesma sorte. Perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, caindo para Série B.

O milagre da Fonte Nova aconteceu

Após tanto sofrimento, o milagre da Fonte Nova aconteceu e o Bahia goleia Atlético-MG por 4 a 1, se mantendo na Série A do Brasileirão
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Antes da bola rolar no gramado da Arena Fonte Nova, o Bahia tinha 68,9% de chances de rebaixamento. Na 17ª colocação, com 41 pontos, o Esquadrão precisava pontuar dentro de casa e secar os adversários Vasco e Santos. Com o jogo acontecendo, o Tricolor de Aço abriu o placar com dez minutos de jogo.

Após pressão na saída de bola do Atlético-MG, Rezende encontrou o meia Cauly livre, que balançou as redes. Com maior posse de bola, o Galo igualou o marcador aos 35 minutos, com Paulinho, após falha de marcação da defesa do Bahia. Naquele momento, o Vasco vencia por 1 a 0 (Esquadrão no Z-4).

Porém, o Bahia voltou a ficar na frente do placar, quando aos 51 minutos da etapa inicial, Thaciano cruzou para o golaço de Luciano Juba. O tento recolocou o Esquadrão fora da zona de rebaixamento. Nos outros jogos, RB Bragantino empatou com o Vasco, e o Fortaleza vencia o Santos.

Segundo tempo

A etapa final na Fonte Nova, para o Bahia, foi mais tranquila em relação ao primeiro tempo. Com 21 minutos, Thaciano balançou as redes após duas assistências. Contudo, o perigo do Z-4 se reaproximou quando o Vasco ampliou sobre o RB Bragantino, e o Santos empatou com o Fortaleza.

No momento de tensão para Nação Tricolor dentro da Fonte Nova, o Bahia chegava ao seu quarto gol, em grande contra-ataque puxado por Ademir. Mas, foi somente nos acréscimos que o milagre da Fonte Nova foi concretizado, quando o Fortaleza fez o segundo gol na Vila Belmiro.

Fim de temporada com alívio

Portanto, após vencer o Galo por 4 a 1, o Esquadrão de Aço está garantido em mais uma edição do Campeonato Brasileiro Série A, em 2024. Com a derrota por 2 a 1, o Peixe amarga seu primeiro rebaixamento da história para Segundona do próximo ano. O Vasco também segue na elite.

Na tabela, o Bahia terminou na 16ª colocação, com 44 pontos e 12 triunfos em 38 jogos disputados na primeira divisão. Em 2024, o Esquadrão disputará quatro competições na temporada: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário