Com Fonte lotada, Bahia cede empate em final contra o Vasco

Com a Fonte lotada, Bahia sai na frente ainda no 1º tempo, mas cede empate em final contra o Vasco. Briga contra o Z-4 continua

Neste domingo (03), Bahia x Vasco jogaram a decisão em plena 22ª rodada do Brasileirão, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão saiu na frente, mas cedeu empate em 1 a 1 com a equipe carioca, diante de uma Fonte Nova lotada.

Mais de 46 mil torcedores assistiram ao empate tricolor, que mantém o Bahia embolado na briga contra o rebaixamento. Destaque para as estreias de Luciano Juba, para o Bahia, e de Payet, para o Vasco.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Sobre o jogo

1º tempo:

Os minutos iniciais da decisão entre Bahia x Vasco, na Fonte Nova, foram marcados por muitos estudos das equipes em campo. Contudo, o Esquadrão queria fazer valer o mando de campo, tendo maior ação de jogo.

A estratégia de Renato Paiva era atacar pelo lado esquerdo, com a dobra entre o lateral Camilo Cándido e o atacante Rafael Ratão. Aos oito minutos, após erro na saída de bola do Vasco, Rezende lança bola para Thaciano na área, que ajeita para Everaldo, mas o zagueiro Maicon salva a equipe vascaína.

O time do Vasco, treinado por Ramón Diaz, jogou recuado ao longo de toda primeira etapa, chegando apenas uma única vez com perigo no ataque.

Com 27 minutos, o Bahia erra bola no meio-campo com Rezende. O meia vascaíno Paulinho rouba e passa bola para Vegetti na área. O atacante argentino chuta cruzado com perigo ao goleiro tricolor Marcos Felipe, mas a bola sai pela linha de fundo.

Durante a partida, o time de Renato Paiva teve mais volume ofensivo, principalmente pelo lado esquerdo, mas não converteu as oportunidades em grandes chances de perigo ao Léo Jardim, goleiro do Vasco.

Logo após, com 31 minutos, Cittadini passa bola para Rafael Ratão que chuta para defesa tranquila do arqueiro adversário. Contudo, no finalzinho do 1º tempo, aos 44, o Bahia abriu o placar com Ademir, após receber passe do volante Rezende.

A jogada nasce pelo lado esquerdo, com o lateral Camilo Cándido encontrando Rezende dentro da área e cruzar para o meio. A defesa do Vasco acabou falhando e Ademir sobrou livre para chutar no fundo das redes da Fonte Nova.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

2º tempo:

 

Aos 10 minutos, o centroavante tricolor Everaldo recebe livre de marcação no último terço de campo. Contudo, ao ficar frente a frente com o goleiro vascaíno Léo Jardim, Everaldo decepcionou e perdeu a bola. Para sorte do atacante do Bahia, o bandeirinha acabou marcando impedimento no lance.

Aos 15 minutos, o técnico Renato Paiva promoveu a primeira mudança na equipe do Bahia: saiu o meia Léo Cittadini, com incômodo na posterior da coxa, e entrou o atacante Biel, para comemoração da Nação Tricolor na Fonte.

Porém, minutos depois, o lateral-direito Gilberto deu carrinho dentro da grande área em Marlon Gomes, do Vasco: pênalti. Na cobrança, Vegetti deslocou o goleiro Marcos Felipe e igualou o placar em 1 a 1.

Logo após o empate do Vasco, o Bahia buscou a reação na Fonte Nova. Aos 23 minutos, depois da cobrança de falta a favor do Esquadrão, o lateral Gilberto cruzou na área e encontrou Kanu. A Nação Tricolor só não contava com que ele isolasse a bola praticamente debaixo da trave.

Logo após a entrada de Jacaré, no lugar de Ademir, que saiu mancando, teve um escanteio a favor do Bahia. Na cobrança, Biel cruzou na área e Rezende cabeceou livre para defesa com reflexo do goleiro Léo Jardim.

Aos 37 minutos, depois de um vacilo da zaga do Bahia, o estreante francês Payet aproveitou e deixou o volante vascaíno Jair livre na grande área, mas o meia chutou a bola para linha de fundo.

Logo após, aos 39 minutos da etapa final, Renato Paiva foi com tudo para cima do Vasco, promovendo duas mudanças: a estreia do atacante Luciano Juba, no lugar de Ratão; e o retorno do meia argentino Lucas Mugni, na vaga de Rezende.

No fim do jogo, após uma cotovelada no atacante Luciano Juba, o volante Jair, do Vasco, foi expulso depois do auxílio do VAR.

Resultado não agrada ninguém

Diante do resultado de empate na Fonte Nova, o Bahia soma um ponto, mas não se afasta da zona de rebaixamento, com 22 pontos, na 16ª posição. O Vasco também não fica feliz com o resultado, pois não derrotou o adversário direto, nem sai do Z-4, ficando na 18ª posição.

O Bahia contou com a ajuda do Santos, que foi derrotado pelo América-MG por 2 a 0, em jogo disputado no Independência. A próxima partida do Bahia será na quinta-feira (14/09), contra outro adversário direto, o Coritiba, no Couto Pereira.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário