Bahia toma virada do Santos em decisão contra o Z-4

Diante de 41 mil torcedores na Fonte Nova, o Bahia toma virada e perde do Santos em decisão contra o Z-4, pelo Brasileirão

Diante de uma Fonte Nova lotada, com mais de 41 mil tricolores, o Bahia sai na frente do placar, mas cede virada para o Santos por 2 a 1. O gol tricolor foi marcado pelo lateral Camilo Cándido.

A derrota na Fonte faz com que a diferença entre as duas equipes caísse de quatro para apenas um ponto, na tabela do Brasileirão. O jogo foi encarado como decisão, diante da briga contra zona de rebaixamento.

Com Fonte Nova lotada, o Bahia sai na frente, mas cede virada dentro de casa em decisão que marcou a estreia de Ceni em Salvador
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Sobre a decisão na Fonte

1º tempo

Logo com um minuto de partida, o Santos mostrou que não veio para brincadeira na Arena Fonte Nova. O meia Lucas Lima deixou Marcos Leonardo na cara do gol, que acertou a trave do goleiro tricolor Marcos Felipe. Contudo, foi assinalado impedimento no lance.

Em seguida, o Peixe incomodou o Bahia novamente. Jean Lucas puxou o contra-ataque, e chutou em cima do Marcos Felipe. No rebote, Soteldo arremata para o gol, mas a bola desvia e sai pela linha de fundo.

Depois, com três minutos de partida, mais Santos dominando as ações com a Fonte Nova lotada. Após cobrança de escanteio, Marcos Leonardo desvia na direção do gol e exige elasticidade para grande defesa de Marcos Felipe. Na sequência, Lucas Lima chuta, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos oito minutos, o Bahia tenta chegar ao ataque com Thaciano, que recebe bom passe do lateral Gilberto. O meia tricolor tenta um chapéu dentro da grande área e cai após disputa com Joaquim. Árbitro mandou o jogo seguir.

Depois, aos 11 minutos, Santos chega novamente ao ataque. Após cruzamento para a área, Jean Lucas busca o desvio, mas o arqueiro tricolor Marcos Felipe defende. No rebote, Lucas Braga não consegue aproveitar.

Tentativa de reação do Bahia

A grande primeira chegada do Bahia na etapa inicial foi com o lateral-esquerdo Camilo Cándido. Ele recebeu lançamento de Thaciano, e chutou no gol próximo a grande área, mas o goleiro João Paulo espalma a bomba para fora.

O Bahia seguiu buscando equilibrar as ações da partida, tentando chegar mais ao ataque, mas esbarrava nos erros de passes, deixando a torcida impaciente.

Com 33 minutos, outra boa chegada do Esquadrão. Yago Felipe soltou a bomba de fora da área, obrigando o goleiro do Santos a fazer uma grande defesa. A bola tinha endereço para entrar onde a coruja dorme.

Aos 45 minutos, outra chegada do Santos. O meia Lucas Lima puxa o contra-ataque e passa bola para Soteldo. O camisa 10 santista devolve para Lucas, que chuta em cima de Marcos Felipe. A bola sobrou para Acevedo afastar o perigo na defesa do Bahia.

Etapa final da decisão na Fonte

2º tempo

Para a etapa final, o Bahia voltou do intervalo decidido a buscar os três pontos na Fonte Nova. Logo aos cinco minutos, Yago Felipe arriscou uma finalização de longe, mas a bola passou por cima do gol de João Paulo.

Em seguida, aos oito minutos, Ademir cobra escanteio e a zaga santista corta. A bola sobra novamente com Ademir, que cruza para área. O zagueiro tricolor Kanu sobe, cabeceia e mandou a bola por cima do gol.

Depois do grande domínio ofensivo do Bahia no segundo tempo, o gol tricolor nasceu. Aos 14 minutos, Gilberto ficou com a sobra após disputa na área, driblou até o juiz e abriu passe para Cándido. O lateral-esquerdo soltou uma pancada, sem chances para o goleiro santista João Paulo. 1 x 0 Esquadrão!

Aos 20 minutos do 2º tempo, o técnico Rogério Ceni promoveu sua primeira mudança no Bahia. Saiu o atacante Ademir, com desgaste físico, e entrou o companheiro de ataque Luciano Juba.

Logo depois, aos 26, Ceni realizou mais duas mudanças no Esquadrão: saíram Everaldo, vaiado pela torcida, e Rafael Ratão; para as entradas de Biel e Vinicius Mingotti.

Empate e virada santista na Fonte

E o Santos chegou ao empate logo aos 27 minutos. Soteldo cobra a falta na cabeça de Joaquim, que ajeita para o centroavante Marcos Leonardo completar para o fundo das redes do goleiro Marcos Felipe, 1 a 1.

Com 37, Rogério Ceni fez nova mudança no Bahia. Saiu o meia Yago Felipe, e entrou o argentino Lucas Mugni. Aos 42 minutos, o Esquadrão teve boa oportunidade para ficar a frente do placar, em cobrança de falta. Porém, Biel acertou a barreira santista.

No apagar das luzes, após cobrança de falta por Jean Lucas, Joaquim desvia de cabeça para Julio Furch dominar e finalizar para o gol da virada santista, 2 a 1.

Derrota amarga na Fonte

Com essa derrota, o Bahia perde a vantagem de quatro pontos que tinha em relação ao próprio adversário, que está na zona de rebaixamento. O tricolor permanece com 25 pontos, na 15ª posição. Porém, pode perder posição, sem entrar na zona de rebaixamento, ao fechamento da rodada.

O próximo desafio do Bahia será daqui á 12 dias, quando a delegação tricolor viaja para o Rio de Janeiro, visitar a equipe do Flamengo, no Maracanã.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário