Bahia não é mais o 1º Campeão Brasileiro? Entenda

Decisão muda o que vinha sendo adotado desde 2010, quando a CBF reconheceu o Bahia como 1º Campeão Brasileiro

Foto: Divulgação/EC Bahia

Historicamente e desde 2010, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu os títulos dos campeões da Taça Brasil, o Bahia passou a ser considerado como o 1º Campeão Brasileiro, após derrotar o Santos de Pelé, em 1959.

Nesta sexta (25), tudo mudou. A mesma CBF tomou uma decisão que declara o Atlético Mineiro como primeiro campeão da competição nacional.

De acordo com informações da Rádio Itatiaia, a reunião foi realizada no Rio de Janeiro, sede da CBF, com o presidente Ednaldo Rodrigues.

A entidade aceitou o pedido da equipe mineira, que queria o reconhecimento do título de 1937, pelo Torneio dos Campeões. A resolução foi referendada por toda a diretoria da CBF, e já está em vigor.

Conmebol e Fifa serão comunicadas do reconhecimento do título da equipe mineira.

A diretoria do Atlético enviou um dossiê para a CBF em 2022, solicitando o reconhecimento da conquista. Como prova, foram apresentados recortes de jornais da época.

O Torneio dos Campeões foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), que reuniu os campeões estaduais: Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além dos convidados Liga da Marinha e Aliança, eliminados na fase preliminar.

O clube mineiro comemorou a decisão nas redes sociais: 

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário