Bahia leva três do líder Botafogo pelo Brasileirão Série A

Bahia visita o Botafogo no Nilton Santos, mas com erros na defesa, sai derrotado do Rio de Janeiro. A luta contra o rebaixamento continua

Foto: Marcelo Gil/@celogilfotografia

Neste domingo (27), o Bahia não conseguiu segurar o líder Botafogo e foi derrotado por 3 a 0, em tarde de festa botafoguense no Estádio Nilton Santos. A partida foi válida pela 21ª rodada do Brasileirão Série A.

Os gols nasceram em vacilos da defesa tricolor. O destaque ficou para o atacante Diego Costa, que marcou dois gols no jogo, e para o retorno do ponta Biel, recuperado de lesão na coxa.

Sobre o jogo:

Logo com quatro minutos de partida, o Bahia vacilou na defesa e proporcionou um contra-ataque mortal ao Botafogo, que abriu o placar com Diego Costa, após assistência de Victor Sá.

Depois do gol sofrido, a equipe de Renato Paiva equilibrou a partida e passou a atacar mais, porém com dificuldades nas finalizações.

Aos 18 minutos, Ademir recebe bom passe de Ratão, mas, o chute parou nos pés do goleiro botafoguense Lucas Perri. Dois minutos depois, Cauly recebeu a bola próximo a meia-lua da grande área e chutou de pé esquerdo, assustando o arqueiro alvinegro.

O Botafogo respondeu com Segovinha, aos 27 minutos. O atacante chutou forte dentro da grande área, exigindo elasticidade na boa defesa do goleiro tricolor Marcos Felipe.

Apesar dos erros de passes, o Bahia seguiu tentando o empate. No fim do 1º tempo, Mingotti ficou cara a cara com Lucas Perri, mas o centroavante do Esquadrão acabou isolando a bola.

2º tempo:

A etapa final não começou muito bem para o Tricolor de Aço, que viu um dos principais jogadores do time, o meia Cauly, sentir o joelho e sair machucado do jogo. Cittadini foi convocado por Paiva para entrar na partida.

E o meia já entrou mostrando serviço, logo aos 5 minutos, Cittadini arriscou um chute de fora da área, forçando uma defesa do goleiro adversário Lucas Perri.

Contudo, como aconteceu no 1º tempo, o Bahia sofreu outro gol logo no começo. Aos 6 minutos, o meia Gabriel Pires aproveitou vacilo do meio-campo tricolor e avançou até a linha de fundo, cruzando para Diego Costa balançar as redes novamente, desta vez, de cabeça.

Diante da necessidade de recuperar o prejuízo, o técnico Renato Paiva promoveu duas mudanças no ataque: saíram Ratão e Mingotti; para as entradas de Biel e Jacaré. O Botafogo seguiu rondando a área da defesa tricolor.

Aos 20 minutos, o Bahia teve grande oportunidade de diminuir o placar, com Camilo Cándido, após triangulação com Biel e Thaciano, mas o zagueiro botafoguense Adryelson interceptou o chute do lateral tricolor.

Três minutos depois, o goleiro Marcos Felipe contou com a sorte para não levar o terceiro gol do Botafogo. O chute do atacante Janderson acabou batendo na trave.

No entanto, a festa no Nilton Santos ficou completa com o terceiro gol do Botafogo. A jogada nasceu num lance de ataque do Bahia, que não conseguiu parar a jogada.

O lateral-esquerdo Hugo aproveitou a sobra e gerou um bom contra-ataque para Luis Henrique receber livre de marcação, driblar o goleiro Marcos Felipe e colocar a bola no fundo das redes.

Renato Paiva realizou as últimas mudanças do Bahia, com as saídas de Ademir e Thaciano, para as entradas de Yago Felipe e Everaldo.

Aos 38 minutos, Everaldo recebeu bola na quina da grande área e avançou até chutar na meta, porém, o zagueiro adversário Adryelson interviu novamente. Minutos após, o lateral tricolor Gilberto arriscou de fora da área, para defesa de Perri.

Aos 43 da etapa final, Bahia faz jogada de pé em pé, acelera com Camilo, que cruza na área para Everaldo escorar em cima de Perri. A bola fica com o goleiro alvinegro.

O técnico Renato Paiva jogou contra o Botafogo com:

  • Marcos Felipe; Gilberto, Vitor Hugo, Kanu e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano (Yago Felipe) e Cauly (Cittadini); Ademir (Everaldo), Ratão (Biel) e Mingotti (Jacaré).

Com o resultado, o Bahia permanece uma posição acima do Z-4, em 16º lugar, com 21 pontos. O Esquadrão contou com a derrota do Santos, por 2 a 0, para o Atlético-MG, que evitou o retorno do Tricolor de Aço na zona de rebaixamento.

O próximo desafio do time treinado por Renato Paiva, será contra o Vasco, próximo domingo (03), às 16h, na Arena Fonte Nova. A partida marca briga direta contra o rebaixamento.

Sou Preto, baiano e soteropolitano. Apesar da formação técnica em Eletrotécnica, encontrei no Jornalismo o meu melhor caminho para me desenvolver profissionalmente. Busco sempre passar a verdade nos meus textos e a isenção nas informações. Espero que num futuro próximo, diria uma música baiana famosa: “Quem sabe um dia a paz vence guerra. E viver será só festejar”

Deixe seu comentário